Terminou ontem o 10º FICA, realizado em Goiás. Dentre os vencedores, sem contar as categorias que contemplam as melhores produções goianas, apenas um brasileiro: o documentário Sumidouro, de Cris Azzi, dividiu o premio de Melhor Longa-metragem com o grego Delta Oil's Dirty Business (Delta, o jogo sujo do petróleo), dirigido por Yorgos Avgeropoulos.
Também houve participação brasileira em The Jungle Beat (Batida na Floresta), do britânico Adriam Cowell, vencedor do prêmio de Melhor Média-metragem; o filme teve co-produção nacional. Além de ter sido eleito o melhor média-metragem do festival, Batida na Floresta levou também o Troféu Imprensa, concedido pelos jornalistas que fizeram a cobertura do 10º FICA.
O grande vencedor do festival, no entanto, foi o francês Jaglavak, Prince des Insectes (Jaglavak, o príncipe dos insetos), de Jerôme Raynaud. O filme, um média de 52 minutos de duração, levou o troféu Cora Coralina, dado à obra que se destacou mais dentre todas as exibidas no evento. Abaixo a lista completa dos vencedores do 10º FICA:
Troféu Cora Coralina: Jaglavak, Prince des Insectes (Jaglavak, o príncipe dos insetos), de Jerôme Raynaud (França)
Troféu Carmo Bernardes (Melhor longa-metragem): Delta Oil's Dirty Business (Delta, o jogo sujo do petróleo), de Yorgos Avgeropoulos (Grécia); e Sumidouro, de Cris Azzi (Brasil)
Troféu Jesco Von Putkamer (Melhor média-metragem): The Jungle Beat (Batida na Floresta), de Adriam Cowell (Reino Unido/Brasil)
Troféu Acari Passos (Melhor curta-metragem): Zone of Initial Dilution (Zona de Diluição Inicial), de Antoine Boutet (França)
Troféu José Petrillo (Melhor produção goiana): Subpapéis, de Luiz eduardo Jorge
Troféu João Bênnio (Melhor produção goiana): Benzeduras, de Adriana Rodrigues
Prêmio Bernardo Élis (melhor série ambiental para TV): Late Sessions for Early Warnings (Lições Tardias para Avisos Antecipados), de Jakob Gottschau (Dinamarca)
Troféu Júri Popular Luiz Gonzaga Soares: Late Sessions for Early Warnings (Lições Tardias para Avisos Antecipados), de Jakob Gottschau (Dinamarca)
Troféu Imprensa: The Jungle Beat (Batida na Floresta), de Adriam Cowell (Reino Unido/Brasil)
Prêmio Especial do Juri: Red Velvet (Veludo Vermelho), de Klaus Reisinger (França)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário